BRACHYCHITON ACERIFOLIUS (ÁRVORE DO FOGO / BRAQUIQUITO)

BRACHYCHITON ACERIFOLIUS (ÁRVORE DO FOGO / BRAQUIQUITO)

BRACHYCHITON ACERIFOLIUS (ÁRVORE DO FOGO / BRAQUIQUITO)

 

Brachychiton acerifolius A.Cunn. ex F.Muell. 1857, conhecida pelo nome comum de árvore-de-fogo-de-Illawarra (Illawarra Flame Tree), é uma espécie botânica de grandes árvores com distribuição natural nas regiões subtropicais da costa leste da Austrália.

Uma arvore australiana com formato colunar, belíssima e espetacular, devido a florada que desponta na primavera deixando a copa totalmente vermelha com seus pétalas em forma de sino e em cachos. No país de origem é considerada a mais bonita entre todas as árvores nativas.

Tolerante à estiagem, cresce bem e rápido em solos enxutos e floresce com abundancia quando a umidade ambiente for baixa, isto favorece seu cultivo em cidades com poucas chuvas, como Santa Rita de Cássia, na Bahia, Goianésia, em Goiás e Brasília. O sistema radicular é profundo, não ocasionando prejuízos às calçadas, portanto ótima como arborização urbana desde que não fique sob a rede elétrica.

No paisagismo luze magnificamente quando plantada próxima ao jacarandá-mimoso, já que florescem na mesma época, combinando as pétalas azuis do jacarandá com as vermelhas da árvore-do-fogo. Nos jardins resplandece contrastando suas flores carminadas com o azul do céu.

A denominação botânica vem do grego “brachys” que significa curto e “chiton”, que pode ser traduzido como “túnica” em referência ao revestimento da semente e o epíteto acerifolius refere-se à folhagem que é semelhante à de um bordo, do gênero Acer.

A reprodução é fácil, feita por sementes, sem nenhum pré-tratamento. A enxertia também é um bom método e as plantas florescerão muito mais cedo do que aquelas cultivadas a partir de sementes.

Sinônimos estrangeiros: flame tree, Illawarra flame tree, australian flame tree, flame bottletree, flame kurrajong, (em inglês); braquiquito rojo, árbol de fuego, árbol de la llama, árbol botella, esterculea, (em espanhol); flamme australienne, brachychiton à feuille d’érable, (em francês); flaschenbäume, (em alemão); albero della fiamma australiano, (em italiano).
Família: Malvaceae.
Características: árvore semidecídua em clima temperado e persistente em tropical.
Porte: 8 a 10 metros de altura, podendo alcançar mais de 30 metros no seu habitat natural.
Fenologia: primavera, início do verão.
Cor da flor: vermelha.
Cor da folhagem: verde claro e brilhante.
Origem: Leste da Austrália.
Clima: subtropical/tropical. Suporta o frio.

Oficina do Paisagista
Padrão de qualidade
Plantas adultas para o seu jardim
Tratamos com carinho, dedicação e técnica e entregamos valor para vida toda🌳🌴.
Árvores Nativas, Ornamentais, Frutíferas e Palmeiras, 100 espécies e 80 mil plantas estão disponíveis para entrega em todo Brasil.

Solicite seu catálogo e orçamento!
.
Aqui no nosso viveiro, há mais de 20 anos cultivamos e fazemos o transplante de árvores adultas.
Nós respeitamos o desenvolvimento natural das plantas e garantimos que você receberá uma árvore adulta bem formada.🌳

.
CATÁLOGO DE PRODUTOS

 

CARACTERÍSTICA ALT.: 10 A 15 MTS

CLIMA: PLENO SOL, PERENE

DISPONÍVEL: 3 A 4 MTS ALT. TOTAL

ALTURA TRONCO: 1 A 2 MTS ALT. TOTAL