SAPUCAIA (LECYTHIS PISONIS)

SAPUCAIA (LECYTHIS PISONIS)

Sapucaia - Lecythis pisonis

SAPUCAIA (LECYTHIS PISONIS)

Curiosidades sobre a SAPUCAIA:

Como todo time tem seu craque, também as plantas brasileiras tem algumas espécies que se destacam e saltam aos olhos. Inclusive, é exatamente o significado do nome tupi da sapucaia (Lecythis pisonis). O nome significa “fruto que faz saltar os olhos”. Essa é uma das mais belas árvores da flora brasileira . Algumas pessoas argumentam que a origem do nome deve-se ao aspecto dos seus frutos que são protegidos por uma estrutura parecida com uma tampa, ou um olho, que se solta quando as sementes estão maduras. Outras dizem que o nome vem por ela chamar a atenção por conta das suas folhas e frutos.

Embora fosse, de fato, uma planta muito estimada por diferentes povos indígenas, os tupis, por exemplo, acreditavam que quando morressem iriam para um lugar cheio de sapucaias. Suas castanhas são um alimento muito apreciado. A sapucaia e a enorme riqueza da flora brasileira não tem saltado aos olhos de muita gente. De acordo com uma teoria proposta por dois educadores e botânicos americanos, a maioria das pessoas sofre "de cegueira botânica" ou "cegueira por plantas". O termo foi cunhado em 1998 por James Wandersee e Elisabeth Schussler para se referir a crescente dificuldade que as sociedades cada vez mais urbanas têm de "notar as plantas ao seu redor".

Sapucaia - Lecythis pisonis

De acordo com Wandersee e Schussler, a cegueira botânica pode ser percebida em alguns pontos, entre eles estão: a dificuldade de reconhecer a presença e a importância das plantas no nosso cotidiano, a dificuldade das pessoas em perceber características estéticas e biológicas exclusivas das plantas e, ainda, a ideia errônea de que as plantas são seres vivos "inferiores" aos animais. A cegueira botânica é um sintoma da desconexão cada vez maior entre pessoas e natureza e traz implicações profundas

sapucaia árvore

A sapucaia, talvez seja um bom exemplo de que, de fato, a cegueira botânica está entre nós. Brasileiríssima, é encontrada apenas no nosso país. Onde ocorre principalmente em áreas da Amazônia e da Mata Atlântica. Frondosa, pode atingir até 30 metros de altura. No início da primavera ela fica coberta de folhas completamente rosas, mesmo período em que ocorre sua floração. Isso mesmo! Folhas rosas, não flores, embora suas flores com tons arroxeados também sejam maravilhosas. A sapucaia perde suas folhas durante o inverno que rebrotam no começo da primavera com essa cor vibrante. Depois de algum tempo elas ficam verdes.

Não bastasse suas folhas rosas e belas flores, os frutos da sapucaia também chamam a atenção. Suas sementes ficam alojadas dentro de um fruto de casca rígida, grande e que lembra um jarro tampado, ou uma cumbuca. Parente distante da castanha-do-Brasil, suas sementes são apreciadas não apenas pelo ser humano, mas por diversos outros animais, incluindo macacos.
Da interação entre os primatas e o fruto da sapucaia surgiu a expressão "macaco velho não coloca a mão na cumbuca". Reza a lenda, que, com as mãos fechadas segurando as sementes, os macacos não conseguem tirar a mão de dentro do fruto, por conta da sua passagem estreita. O animal então acabaria prisioneiro da própria "ganância", pois, para soltar a mão, seria preciso largar a semente.

Sapucaia - Lecythis pisonis

Oficina do Paisagista
Padrão de qualidade
Plantas adultas para o seu jardim
Tratamos com carinho, dedicação e técnica e entregamos valor para vida toda.
Árvores Nativas, Ornamentais, Frutíferas e Palmeiras, 100 espécies e 80 mil plantas estão disponíveis para entrega em todo Brasil.

Solicite agora seu orçamento!

Aqui no nosso viveiro, há mais de 20 anos cultivamos e fazemos o transplante de árvores adultas.
Nós respeitamos o desenvolvimento natural das plantas e garantimos que você receberá uma árvore adulta bem formada.

 

CARACTERÍSTICA ALT.: 20 A 30 MTS

CLIMA: PLENO SOL

DISPONÍVEL: 4 A 9 MTS ALT.